Você sabia que algumas espécies de plantas frutíferas podem ser cultivadas em vasos? E, que além de lindas, essas mini árvores também são próprias para o consumo em pequena escala?

Amoreira, pitangueira, pé de araçá e jabuticabeira são algumas das espécies que podem ser cultivadas de forma simples dentro de casa ou em pequenos espaços abertos no quintal: a única exigência é que a planta possua um espaço de um vaso bem amplo para o desenvolvimento das suas raízes.

 

PARA O PLANTIO

Por conta do peso das raízes e da árvore, alguns materiais extras são necessários além de terra e da muda da espécie escolhida. Leve essa lista em uma casa de materiais para construção ou jardinagem e adquira:

– Um vaso alto e perfurado (de 80 cm X 85 cm de, aproximadamente)

– Argila expandida

– Terra vegetal

– Cascalho pequeno

– Vaso de terracota

– Manta drenante

– Pá

 

PASSO A PASSO

O primeiro passo é colocar a manta drenante no fundo do vaso para que a terra não saia pelos furos. Em seguida, coloque uma cama de cerca de argila e sobre esse material, mais um pedaço da manta.

O segundo passo é depositar no vaso terra o suficiente para que a raiz da muda fique na altura correta. O ideal é que fique mais ou menos três centímetros abaixo da borda do vaso. Importante: remova todo o plástico ao redor da raiz da muda para não atrapalhar o desenvolvimento da planta.

Após centralizar a muda, complete com mais terra até cobrir toda a raiz – pare no inicio do caule da muda.

Quando terminar, compacte a terra com as mãos e deixe a superfície uniforme. Espalhe pedras e cascalhos em volta da planta e regue a planta de forma bem abundante na primeira vez para retirar possíveis bolhas de ar e assentar todas as partes da planta.

 

COMO CUIDAR

– De três a quatro vezes por ano é recomendado adubar a mini árvore: utilize fertilizante rico em fósforo, acrescente terra vegetal e húmus de minhoca.

– Plantas frutíferas devem ser realizadas três vezes na semana, sem deixar a terra encharcada demais. Esse tipo de árvore adora iluminação solar direta.

– Não mova muito os vasos. Árvores frutíferas gostam de locais tranquilos e sem muitas interferências.

Gostou de saber mais sobre as árvores frutíferas? Aproveite a visita em nosso blog e leia também sobre plantas medicinais e como cultivar uma horta em casa! Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha. Para saber mais sobre a Fundação Alphaville, acesse: www.fundacaoalphaville.org.br.