Muitas áreas da nossa casa precisam de organização, mas o armário da cozinha, depois do nosso guarda-roupa, talvez seja o local onde mais acumulamos coisas e, posteriormente, temos dificuldade de encontrar os itens que precisamos de imediato. Confira 5 dicas para facilitar a organização desse espaço para nunca mais ficar procurando por aquele pote ou travessa incrível – e só encontrar dias depois.

1. Nada de excessos

Você precisa mesmo de mais de um jogo de panelas ou talheres? De toda essa quantidade de potes plásticos? Na cozinha, menos é mais e o mesmo vale para os alimentos: na despensa e na geladeira, por exemplo, a maior parte do desperdício ocorre porque não enxergamos tudo. Tenha apenas a quantidade de coisas que você consegue armazenar e acompanhar o consumo.

 

2. Defina o que você usa mais

O que você usa no dia a dia precisa ficar a mão. Já os objetos usados com menor frequência podem ser deixados nas partes mais altas dos armários. Aquela louça especial ou as baixelas, não precisam ocupar o espaço dos copos e travessas da rotina que, quando armazenados erroneamente podem até quebrar e atrapalhar o acesso aos demais itens.

3. Escolha o seu método de organização

Na hora de arrumar a cozinha, você pode optar por dois tipos de organização: por peças (copos com copos, pratos com pratos e assim por diante), ou por frequência de uso, onde copos e pratos dividem o mesmo espaço. Se o seu armário for amplo, os dois métodos funcionam bem.

4.Aposte em cestos e gavetas

Cestos e gavetas são boas opções para organizar objetos menores, como temperos. Além de facilitar no momento do uso, sua cozinha fica muito charmosa. Divisórias plásticas, como organizadores de talheres e utensílios, também são essenciais para manter a ordem nas gavetas e prateleiras largas, onde os itens acabam meio perdidos.

5.Arranje espaço para o material de limpeza

O material de limpeza na cozinha é bastante útil, mas ele precisa ter um espaço dedicado, longe dos alimentos. Uma boa alternativa é instalar ganchos no interior das portas dos armários e pendurar cestos ou pequenas prateleiras metálicas para armazenar panos e até mesmo as embalagens.

Gosta de organizar a casa e de novas dicas para armazenar seus objetos? Não perca as atualizações do nosso blog. Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de e Facebook e Instagram de Terras Alpha.