Ano novo, vida nova! É tempo de se desprender para evoluir, organizar a casa e tentar resolver o máximo de problemas que acumulamos, inevitavelmente, ao longo do ano. 2019 já está se aproximando e a maior parte das pessoas deseja organizar as coisas e deixar tudo mais prático e preparado para o ano que virá, mas nem sempre sabe por onde começar.

Estabelecendo uma rotina diária, algumas tarefas ficam muito mais fáceis e rápidas de serem executadas, mas queremos dar algumas dicas nesse post para que, além de organizar, você crie também hábitos que tornem a rotina mais simples e, claro, facilitem nesses momentos onde tudo o que você mais deseja é deixar a casa – e a vida – em ordem. No final, separamos também algumas ideias para relaxar em casa mesmo, aproveitando seu espaço e mentalizando coisas boas para 2019. 

COMO ORGANIZAR A CASA

  • A tarefa mais simples da sua vida começa logo ao acordar: arrume a cama. Esse pequeno gesto não consome muito tempo e já deixa o quarto com o aspecto mais organizado.

 

  • Recolha todos os objetos que estão espalhados pela casa. Para facilitar, utilize uma sacola ou uma caixa e coloque tudo que está fora do lugar posteriormente, reorganizando os itens.

 

  • Utilize ganchos. Pendure casacos usados com frequência, bolsas, acessórios e também suas chaves. Reúna lá tudo o que for essencial para não perder tempo ou se estressar procurando coisas que fazem parte constante da sua vida.

 

  • Outro item interessante é o porta controle remoto. Além de decorar ele organiza e facilita a busca desses objetos que sempre se perdem pelas almofadas e apoios.
  • Uma coisa que facilita bastante a rotina, é separar todos os itens que irá utilizar no dia seguinte, incluindo itens de higiene e maquiagens. Sabendo onde está cada coisa, você ganha tempo para um café ou para caminhar com calma até seu trabalho ou transporte.

  • Em 2019, lave a louça enquanto estiver fazendo a comida. Quando você deixa as tarefas para o dia seguinte a chance de não as realizar logo ao acordar é enorme e a bagunça se acumula e só piora com o passar dos dias.

  • Não deixe acumular roupas limpas em cima de cadeiras, mesas ou cantos. Ao remover as roupas do varal guarde tudo o que puder e coloque em um local destinado para passar as que não puderem ser armazenadas de imediato.
  • Descarte alimentos deteriorados, lixos, embalagens, se livre de tudo o que for desnecessário com frequência. Faça uma triagem semanal para lembrar-se do que possui e não cometer o erro de comprar o que não precisa. Dessa forma, sobra mais espaço para organizar e você economiza dinheiro compreendendo o que, de fato, consome.

  • Organize um cômodo por dia e trace prioridades. As tarefas que você não realiza de imediato por preguiça apenas se acumulam ao longo do tempo e se voltam contra você. Mais simples é perder alguns minutos de manutenção que dias inteiros para recolocar tudo em ordem. E não se esqueça da limpeza: uma casa limpa faz você querer manter tudo em ordem por mais tempo.

 

PARA RELAXAR

1. LEIA

Você sabia que ler provoca empatia pelas pessoas e faz com que você se coloque no lugar de cada um dos personagens da história? A forma mais analógica de se distrair é barata, diminui o stress, expande o vocabulário, te dá mais concentração e ainda desenvolve seu senso crítico.</p>

2. MEDITE

Já experimentou meditar em casa? Existem alguns apps gratuitos que te auxiliam nesse processo de forma simples e, depois de encontrar seu método ideal, o processo de meditar se torna mais fácil e frequente.

3. FAÇA UM ESCALDA PÉS

Um escalda pés é relaxante e alivia qualquer stress do dia. Basta esquentar um pouco de água, colocar em uma bacia, adicionar sal grosso e sentar em um local bem confortável para descansar.

4. FAÇA SUA PRÓPRIA COMIDA

Cozinhar é parte da rotina de muitas pessoas, mas cozinhar com calma, aproveitando cada etapa, pode ser realmente uma atividade prazerosa e que traz relaxamento. Que tal testar hoje aquela receita especial? Vale degustar um vinho durante o processo.

5. DESCONECTE-SE

Esqueça os eletrônicos e volte o pensamento pra si. Isso abre portas pra ter mais conversas e encontros na vida real, para cuidar de si e também para entender sobre o que realmente importa.

Confira mais dicas de organização, limpeza e bem-estar aqui, no blog da Alphaville Urbanismo. Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de AlphavilleFacebook e Instagram de Terras Alpha.