Você sabia que a Netflix está cheia de bons títulos para aqueles que gostam de aprender mais sobre arte? Dos artistas urbanos até consagrados nomes como Frida Khalo, é possível tirar algumas horas do dia e abrir sua mente para diferentes culturas, estéticas, períodos históricos e ainda chamar a família pra conhecer novos (ou antigos!) nomes das artes. Vamos conferir?

Arte Urbana no documentário Saving Banksy

A arte de rua, apesar de reconhecida, ainda é vista como marginal. Entretanto, as mesmas obras que são vistas como uma violência ao espaço público e até provocam a prisão de seus artistas, são vendidas por valores absurdos nos leilões de luxo, geralmente, comercializadas por terceiros. O documentário “Saving Banksy” (“Salvando Banksy” em tradução livre, fazendo referência ao renomado e politizado grafiteiro) abre a discussão sobre as contradições do mercado não autorizado de obras de rua e o questionamento do que pode ou não ser considerado arte.

Não conhece o trabalho de Bansky? Confira algumas intervenções urbanas feitas pelo grafiteiro de rua ao redor do mundo:

 

Quem foi Frida Kahlo?


A artista mexicana Frida Kahlo (1907-1954) passou por uma série de problemas ao longo da vida e isso transformou não só sua história, mas deu início à sua carreira como pintora. Considerada a primeira artista surrealista da América Latina, Frida retrata o folclore, a arte popular do México e sua própria expressividade como mulher, em diferentes autorretratos. Nessa biografia de Frida Kahlo, descubra os caminhos trilhados pela artista, o período histórico no qual ela estava inserida e curiosidades sobre suas obras.

Abaixo, seguem alguns exemplos de obras de Frida Kahlo trabalhos realizados pela pintora:

06

Roots, 1943 – Obra de Frida Kahlo

The Wounded Table, 1940 – Obra de Frida Kahlo

Diego on my mind, 1943 – Obra de Frida Kahlo

 

Escada para o Céu

O nome Guo-Qiang pode não soar nem um pouco familiar, mas suas obras são um espetáculo de cores e formas que valem a pena conhecer! Pólvora e fogos de artifício são a base das obras desse chinês que “pinta com fogo”, registrando as impressões sob o papel. Ficou curioso? Dê o play agora mesmo e descubra um universo de arte nada convencional, bastante questionadora e surpreendente. Observe também algumas obras do artista que selecionamos abaixo:

Instalação Carnival Rehearsal – Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro

Day and Night in Toledo – Obra de Guo-Qiang.

 

Cidade Cinza

 

O documentário dirigido por Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, tem como cenário a cidade de São Paulo e traz depoimentos de grafiteiros bastante conhecido na cidade, como Os Gêmeos. O documentário é um excelente ponto de partida para discussões sobre cultura urbana, pichações e como os movimentos e campanhas de “limpeza” da cidade influenciam as artes de rua. Imperdível para os jovens e adultos entenderem mais sobre espaço público e cultura do hip hop.

Saiba tudo sobre cultura, artes plásticas e entretenimento, continue acompanhando o blog da Alphaville Urbanismo! Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha.