Na Bahia, os moradores do Distrito de Ipuaçu, na região de Feira de Santana, garantem a maior parte do seu sustento por meio da pesca artesanal, onde mais de 20 famílias ribeirinhas ocupam a região. Para a manutenção das espécies, o governo determina um período do ano chamado defeso, para garantir a reprodução e a manutenção do ecossistema local, no qual essas famílias ficam impossibilitadas de exercerem suas atividades. Como então garantir a renda desses profissionais no período onde a pesca se torna uma atividade proibida?

A Fundação Alphaville, em parceria com a associação de moradores do local, realizou uma série de reuniões com a Prefeitura Muicipal para entender como funcionava a economia local da região e junto ao grupo de pescadores, percebeu que a solução para uma geração de renda contínua mesmo em tempos de defeso estaria nas tilápias – e na possibilidade de desenvolver um projeto de cultivo desses espécies em tanque-rede. A partir daí a ação se deu em conjunto. A Fundação Alphaville uniu suas forças com a Escola Agrária Oliveira de Melo e deu origem ao Projeto Peixe na Rede que começou em 2015 e além do incremento de renda para as famílias e da região como um todo, também está contribuindo para a redução da pesca predatória no rio Jacuripe.

Na etapa inicial do Projeto:

  • Implantação de 25 tanques-rede
  • Média de 700 kilos de peixe foram produzidos
  • Formação dos pescadores com a metodologia da Fundação Alphaville
  • Formação técnico e prático dos produtores em aquicultura
  • Formação para trabalho associativo e colaborativo para gestão do condomínio com a formação de um conselho gestor composto pelos pescadores
  • Acompanhamento de um Coach para negócios comunitários.

 
Associação de moradores do local

A Fundação Alphaville é uma organização sem fins lucrativos, caracterizada como OSCIP, que tem como principal mantenedora a Alphaville Urbanismo. Com o desafio de estimular o protagonismo social, por meio da construção coletiva, da inclusão econômica e da educação para a sustentabilidade, visa contribuir com o desenvolvimento de territórios resilientes.</p>  Acompanhe o blog da Alphaville Urbanismo e receba nossas novidades. Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha.