Sabe aquelas casas imponentes, que mostram toda a sua beleza vista de fora? Essas é a sensação provocada por uma fachada de vidro, um acabamento cada vez mais utilizado nas construções modernas, que transmite poder e luxo para toda a vizinhança. Comumente utilizada em prédios empresariais, justamente por esse mesmo motivo, a opção tem se tornado perfeita para integrar a decoração de fachadas e também dos ambientes internos, promovendo uma grande entrada de luz e integrando os ambientes.

 

 

Para atender a todos os gostos e extensões de vidro, o mercado oferece a uma infinidade de possibilidades de acabamentos. Dos tradicionais transparentes, aos coloridos, fumê e espelhados, o que não pode deixar de ser contemplado em qualquer projeto que trabalhe com vidro é a segurança. Tanto na resistência do material em si, como das suas peças e também no cuidado com o corte, instalação e posterior manutenção da sua fachada, existem três tipos de material bastante utilizados nesses tipos de fachada: o vidro temperado, o laminado e o aramado.

 


OS TIPOS DE VIDRO

O vidro temperado é aquele que passa pelo processo de têmpera. Ao ser submetido a uma alta temperatura e, em seguida, bruscamente resfriado, o vidro se torna muito mais resistente, inclusive, contra impactos físicos. O vidro temperado também é seguro em situações de quebra, já que ao invés de gerar estilhaços cortantes e pontudos, o material se rompe em fragmentos arredondados de vidro com baixo poder de corte.

O vidro laminado também passa pelo processo de têmpera, mas é acrescido de uma película adesiva chamada PVB. Quando o vidro se quebra, essa película segura os cacos e impede que o material se espalhe em uma eventual quebra, sendo também bastante seguro.

O vidro aramado, apesar de não necessariamente passar por um tratamento especial, é bastante utilizado em fachadas, porque conta com uma “grade” de ferro em seu interior que acaba por “dividir” a peça em grandes quadrados. Para muitos consumidores, essa divisão é pouco atraente para compor a frente das edificações, mas tudo depende do estilo de projeto ou da expectativa em relação a essa aplicação na fachada – que, com esse material, pode parecer bastante inusitada.

 

QUAL VIDRO UTILIZAR?

 

 

Mais do que o aspecto visual, o proprietário do imóvel deve levar em conta diversos outros itens, como a incidência do sol e calor no espaço. Por conta da permeabilidade desse material, o ambiente pode se tornar exageradamente luminoso e abafado. Em situações como essa, contudo, é possível contar com vidros “especiais”, que permitam o bloqueio solar, por exemplo. O mercado também oferece opções antirruído e que também mantém a temperatura interna do ambiente.

Lembre-se: antes de investir em qualquer material para sua construção, é fundamental contar com um arquiteto e um engenheiro para contemplar as diferentes variáveis do seu projeto. Só um profissional de boa qualidade é que poderá avaliar o que melhor atender as necessidades exatas, evitando transtornos e problemas futuros na sua casa.

Acompanhe o blog da Alphaville Urbanismo e saiba mais sobre construção, decoração e dicas para a sua nova casa. Entre em contato ou acesse nosso site. Acompanhe as marcas de Alphaville Urbanismo nas redes sociais: FacebookYoutube e Instagram de Alphaville e Facebook e Instagram de Terras Alpha.