Ainda sem tempo para nada e, ao mesmo tempo, não consegue dar conta de tarefas simples da rotina? Talvez seja hora de você conhecer o método GTD e, traçar prioridades e, finalmente, organizar a vida como um todo para conseguir dar conta de múltiplas tarefas sem stress. Você já ouviu falar nessa sigla? O GTD vem do inglês, Get Things Done e a técnica foi criada pelo norte-americano David Allen. No Brasil, a tradução para o método e também para obra homônima do autor ficou conhecida como “A arte de fazer acontecer” e a intenção do sistema é ensinar pessoas a gerenciar com eficiência diferentes áreas de sua vida: pessoais, profissionais, domésticas, sonhos, ideias… A prática é simples e busca também evitar o estresse e a ansiedade, já que acaba “tirando da frente” muitas coisas da rotina que protelamos e, assim, conseguir mais satisfação com menos desgaste.

Vamos nos aprofundar um pouco mais nesse método?

 

AS CINCO ETAPAS – Método GTD Passo a Passo

 

1. Coletar: aqui a ideia é aliviar a pressão da mente: passe para o papel todas as tarefas que te preocupam constantemente. Uma vez que tudo está anotado, tiramos da nossa cabeça a sensação que estamos esquecendo de algo, clareando nossos objetivos e deixando os pensamentos livres para agir; 

2. Processar: Separe as ações em categorias e defina prioridades para resolver cada um dos itens; 

3. Organizar: com as ações organizadas, elabore um sistema para colocá-las em prática. O autor sugere que as ações sejam compiladas por local de execução. Exemplo: no computador, no escritório, em casa, entre outros. 

4. Revisar: um aspecto interessante desse método é a etapa de revisão, pois permite que a pessoa pare um tempo para analisar o andamento do seu sistema, rever prioridades e verificar se o planejamento está caminhando da maneira pretendida;

5. Executar: agora sim, esse é o momento de colocar em prática tudo que foi planejado, porém sem ansiedade. Realize seu planejamento com calma, passo a passo já que, tendo uma visão do todo, você tem controle de cada tarefa e consegue seguir uma corrente de atividades.

 

DICAS ÚTEIS PARA APLICAR O GTD VIDA ORGANIZADA

 

– As coisas boas, já dizem por aí, levam tempo. Para que o método dê certo, é necessário ter disciplina e criar o hábito de usar os cinco passos propostos. Uma revisão semanal vai te auxiliar a cumprir bem o sistema.

– Quando o sistema virar hábito e as tarefas começarem a ser cumpridas em menos tempo, as etapas se tornarão mais simples e automáticas, portanto, insista. Nada melhor do que conseguir atingir objetivos e ter uma vida mais produtiva.

 

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